Arrecadação Integrada ao Pix (API)
Com o intuito de desburocratizar o atendimento aos contribuintes, a Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA, por meio da Secretaria de Finanças e o Departamento de Arrecadação e Fiscalização, implantou o serviço de Arrecadação Integrada ao PIX (API). Facilitando para usuários a forma de pagamentos de Impostos, Taxas e Contribuições de Melhorias.
Essa nova funcionalidade permite o pagamento de boletos de ISS, IPTU, ITBI, Taxas de Licenças, Certidões e qualquer outro Documento de Arrecadação Municipal (DAM), por meio da leitura do Qr Code, que após ser escaneado, possibilita o pagamento imediato da DAM.
“Com isso o contribuinte não precisará procurar agências e enfrentar filas para realizar tal procedimento, é uma novidade que está beneficiando principalmente a população que utiliza esse trabalho.” Declarou o Secretário de Finanças, José Fernandes de C. Júnior.
Trata-se de mais uma inovação no setor tributário municipal, que desde o início da gestão do Prefeito Júnior Do Posto, vem buscando formas de facilitar os serviços tributários aos cidadãos são-dominguenses.
“Esta gestão foi pioneira em diversos procedimentos relacionados ao Dep. de Arrecadação e Fiscalização. Anteriormente os pagamentos só poderiam ser feito por meio de transferências ou depósitos. Logo depois a prefeitura possibilitou o uso de boletos com códigos de barras, e agora o pagamento via PIX, um grande passo no sentido da modernização do setor. Lembramos que o cidadão pode fazer tudo pelo seu celular, tablet ou computador, desde o lançamento do débito até o pagamento. Basta acessar o site da Prefeitura de São Domingos do Azeitão (https://saodomingosdoazeitao.ma.gov.br/), na aba de Serviços clicar em Emissão de NFS-e ou Portal do Contribuinte, tudo online, sem a necessidade de ir pessoalmente na prefeitura.” Destacou o Diretor de Arrec. e Fiscalização, Efisson Gomes Pereira.
O município de São Domingos do Azeitão acompanha a evolução de outras cidades na implantação do pagamento através do QR CODE PIX, seguindo o modelo que já foi implantado pela Receita Federal e pela Fazenda do Estado de São Paulo. Essa modernidade busca a melhoria na prestação dos serviços públicos, além de agilidade e conveniência, uma vez que o pagamento das obrigações tributárias poderão ser feitos em qualquer dia e hora, e em qualquer instituição financeira, ampliando também as diversas possibilidades de recebimento dos tributos e taxas municipais.